27 de mar. de 2012

O anúncio


Lavínia tinha recém feito nove anos. Era ingênua, mas esperta. Disfarçou a voz com um pano e ligou para o telefone que viu no anúncio. Um rapaz chamado André atendeu e lhe passou um endereço.
No final da tarde ela estava no local marcado. 

Pegou a mochila e disse ao motorista:
– Espere aqui na porta que eu vou fazer o trabalho da escola com a minha amiga.
– Seu pai não gosta que você chegue tarde.
– Mas você está comigo!
– Eu sei. Mas temos que voltar antes dele chegar.
– Ele não sai daquele fórum. Vai ficar por lá até depois das sete.
– Ele é juiz. É uma coisa importante.
– Quando minha mãe era viva eu era importante. Ela ficava comigo... Meu pai nem liga ... Chega em casa e não fala nada. Só vem me dar boa noite.
– Ele está preocupado com coisas do trabalho.
– Eu sei. Só com isso  –  e saiu do carro.
Lavínia entrou no prédio de apartamentos e tocou a campainha.
André abriu a porta e ficou olhando para ela, meio sem jeito. Depois de uns segundos, falou:
– O que você quer?
– Vim falar com você. Eu sou a Lavínia.
O rapaz pôs a mão na cabeça e franziu o cenho:
– Você? Foi você que ligou?
– Fui.
– Mas a voz.. parecia mais velha...
– Eu disfarcei. Adultos não levam a gente a sério no telefone...
– Olha, eu não posso falar com você. Vá embora, por favor.
– Por que não pode?
– Porque eu trabalho com adultos, não com crianças.
– O anúncio é pra mulheres e eu sou mulher.
– Você é uma menina.
– Está escrito aqui: Para mulheres que buscam companhia: Tenho todo o tempo do mundo pra você! Quero te fazer feliz! Realizo todas as tuas fantasias! E eu sou boa em inventar fantasias! Trouxe minhas bonecas – e mostrou a mochila.
– Meu Deus do céu!
– O quê?
– Você entendeu errado.
– Não entendi não...
– Olha você parece ser uma menina legal, mas se você ficar aqui eu posso ter problemas...
– Com a sua mãe?
– Não! Com a lei!
– Por quê?
– Isso é ridículo... – murmurou. – Você não vai entender...
– Não se preocupe. Se for com a lei eu dou um jeito. Meu pai é juiz!
– Minha Nossa Senhora! Só podia ser comigo... Ele sabe que você está aqui?
– Não. Meu motorista está ai na porta. Mas ele pensa que eu estou fazendo um trabalho da escola. Eu sou esperta.
– Olha, você precisa mesmo ir embora.
– Você acha que eu não tenho dinheiro? Olha aqui – pegou a carteira no bolso da mochila –  tenho os trezentos reais. 
– Eu não posso aceitar o seu dinheiro.
– Pode sim. Eu só quero que você cumpra o que está no anúncio. Meu pai diz que isso é direito do consumidor!
André fechou os olhos e suspirou. A situação estava ficando pior e a menina era decidida:
– Ok, vamos fazer o seguinte: você não pode ficar aqui. A lei não permite crianças aqui. Que tal amanhã a gente se encontrar no parque aí da frente? Eu te pago um sorvete, você brinca, nós passeamos bastante e você não precisa gastar  nada...
– Depois da escola? Eu saio às cinco.
– Está ótimo.
– Você vai realizar as minhas fantasias de graça?
– Vou tentar, mas você não pode falar pra ninguém. 
– Tudo bem. O motorista me espera quando eu brinco no parque. Ele não vai estranhar... Mas você vai mesmo?
– Vou. É o direito do consumidor, não é?
– Está bem. Eu te encontro amanhã – e se virou para ir embora.
–  Lavínia! Qual é o nome do seu pai?
– Lucas Andrade Brettoni. Por quê?
– Por nada. Até amanhã.

Na manhã seguinte a escrivã do fórum abre a porta do gabinete:
– Doutor Lucas, tem um rapaz aqui que quer falar com o senhor. Ele disse que é sobre sua filha.
– Sobre a Lavínia? Aconteceu alguma coisa?
– Não, Excelência, ela está bem. Eu perguntei. Ele disse que quer lhe passar umas informações. Ele se chama André.
– Mande-o entrar.
Meia hora depois, André sai do gabinete.

Às cinco da tarde, Lavínia está no parque procurando por André. Ela o vê chegando com uma linda boneca de pano de vestidinho rosa e corre em sua direção:
– Puxa, você sabe mesmo como agradar as mulheres!
– Eu também acho – diz uma voz vinda de trás dela.
– Papai!
Lucas a levantou no colo e a girou no ar.
– Uau! Pai! Eu adorei! Faz de novo?
Ele a rodou mais duas vezes, depois a pôs no chão, se abaixou e a abraçou:
– Filha, me desculpe.. A mamãe faz muita falta pra você e pra mim... Eu fiquei sem saber o que fazer, mas... eu prometo que de hoje em diante vou tentar realizar todas as tuas fantasias!
– E o André pode ser meu amigo, também?
– Ele já é seu amigo.
– Puxa pai, bem que você falou.. Esse direito do consumidor funciona mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, seu comentário será enviado para moderação.

Veja no blog

Abdução Aconchego Ambientes integrados Amigos Amizade Amor eterno Amor infinito Amores Amuleto Anjos protetores Antiquários Anúncio Apartamento Aromas Baile Balanço Banquete Beatas Bicicleta Big Brother Blind justice Brasil Bulgari Búzios Cacos Camaleão Camarote Candidatos Cantina Canto do Tritão Carnaval Cartas Casamento Chalé na montanha Cheque de terceiros Churrasqueiras Chuva de pétalas Cidadãos invisíveis Cirurgia Colecionador de almas Coma Compartilhar Comportamentos confissões Coragem Corpo de delito Cotidiano Crenças Dádiva Dançarina Delta do rio Desenho a carvão Destino Dinastia Ming Dinheiro público Direito do consumidor Edgar Allan Poe Egoísmo Eleições Emoções Empresa verde Encontro clandestino Escritores Espionagem Estados de Espírito Eu sei o que vocês fizeram no verão passado Falatório Fantasias Fantasmas Favela Fazenda Feira de artes Férias Festival Internacional de Literatura Ficção Floresta Fórmula da felicidade Gazeta de Abadia Gemas brasileiras Gráficos Griffes Guerra Heras Homem da caverna Humphrey Bogart Imóveis Impeachment Infância Ingratidão Iniciativa Intelecto Interdição Jóias Justiça divina Juventude Leão de Ouro Leilão Lembranças de família Liberdade Luz Maldade Marketing eleitoral Matrioska Medo memórias Mercado Moedas Mosteiro mudanças Musas Natureza; Fonte de Energia Nau dos apaixonados Nenhuma certeza Nenhuma surpresa No vazio Obras de arte Odisséia Os opostos se atraem Ostentação Ouro de mãe Ouvindo a si mesmo Patriota Periferia Piemonte Pintores famosos Política Porões Pracinha Praia Praxe do comércio Preferências Prisma Projeções Publicidade Reflexos Refúgio Responsabilidade socioambiental Rio de Janeiro Rotas de especiarias Rótulos Sapucaí Saudade Segredo Segurança Selos Verdes Sem fronteiras Sensorial Sentimentos Separação Sequestro Shows Silêncio Sinfonia Sociedade Solidão Sonhos Tecnologia Temperos Terceira Idade Testamento Torres UTI Vaivém Varandas Vaso Vida travada Vizinho misterioso Vocação Wabi-sabi

Aviso legal sobre a reprodução de textos do blog - Legal Warning about the blog reproduction texts:

Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos aqui publicados, para fins não comerciais, desde que citada a fonte http://tramadasletras.blogspot.com e o autor. All rights reserved. Allowed to total and partial reproduction of texts published here for non-commercial purposes, since the source and author is mentioned http://tramadasletras.blogspot.com

Aviso sobre o conteúdo - Warning about content:

Os contos, as crônicas e os demais textos da autora aqui postados são todos obras de ficção. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos, é mera coincidência. The stories, chronicles and other texts of the author posted here are all works of fiction. Any similarity to actual persons or events is merely coincidental.